quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A vida é bela e cheia de fases.

A vida é bela e cheia de fases. Cada fase tem seu momento especial. Por exemplo, num momento somos filho(a) e noutro somos pai (mãe).

Nem sempre estamos preparados para esses momentos. Na infância temos a liberdade de brincar e não ter responsabilidades. Tudo é alegria e brincadeira.

Na fase da adolescência que para os pais muitas vezes é “aborrecência”. Porque nessa fase de transição o jovem não é mais criança, mas também não é adulto. Esta se firmando como pessoa. Não quer mais ficar mais sobre as asas dos pais, mas ainda não tem idade e condições de conduzir sua vida sozinho.

O jovem adulto normalmente está na fase de trabalho e/ou se formando. Iniciando a vida profissional e às vezes um matrimônio. Tudo é novo e tem um mundo pela frente. Nessa fase começar um pé de meia é ideal. Nem que seja “5 pila” por mês. Porque lá adiante vem os filhos, compra da casa ou troca de carro e nessa fase da vida, normalmente, somos nós mesmos que nos financiamos.

Depois vamos amadurecendo, as responsabilidades aumentando. Os filhos vão crescendo. É uma fase bela: vê-los crescendo, amadurecendo, vendo muito de nós neles. Do que fizemos na idade deles. É uma nova fase de aprendizado para nós como pais: paciência, tolerância, etc.

Chegando na terceira idade. Nem sempre nós damos conta dos nossos limites. Nem tudo é mais fácil como antes. Mas em compensação temos muito mais experiência e sabedoria. Pelo menos deveria ser assim. Entender a beleza da vida, suas fases e a efemeridade da vida.

Você já se deu conta que a vida possui fases. Nem sempre estamos felizes no momento que estamos ou por estarmos sobrecarregados ou fazendo algo que possa não ser tão agradável quanto gostaríamos. Então, veja se não é somente uma fase que está passando. Sempre o início de algo pode ser mais estranho, traumático ou até legal do imaginamos e com o tempo tudo pode ficar melhor. Depende do seu jeito de levar a vida.

Gosta da frase: “A vida é do jeito que você leva a vida.”. Não é só pensar positivo é agir de forma positiva. Seja um exemplo. Esse é o maior legado que alguém poderia dar.

Amor ou Paixão?

Já se perguntou sobre a diferença entre amor e paixão, está sentindo esta dúvida?, em muitos casos ás vezes achamos estar amando alguém de verdade e muitas vezes é uma empogação passageira, aquele sentimento rápido, mas que vem muito forte e então vem a pergunta: estou sentindo amor ou paixão pela pessoa?, neste artigo falaremos o que é o amor e a paixão e como lidar com estes sentimentos e ser realmente feliz.

Vamos entender um pouco do amor verdadeiro, quando realmente amamos alguém verdadeiramente, este sentimento trás segurança, equilíbrio, não é ciumento a ponto de colocar a relação á risco, procura ouvir o ser amado, dedicar tempo para estarem juntos e dar apoio dia a dia, não briga á toa, pois quer estar sempre em paz com o amado para sempre aproveitarem bons momentos juntos, deixa a pessoa expressar seus sentimentos de forma a nunca ridicularizar na frente dos outros e nem se gabar. Amar de verdade alguém é trocarem estes sentimentos dia a dia, enfrentarem as dificuldades e tristezas juntos, é querer ver o outro sempre bem feliz, é sentir dor no coração quando vemos o ser amado triste ou chorar, é ser humilde e saber pedir desculpas quando se erra e saber dialogar e confiar na pessoa.

Já a paixão é como se fosse um fogo rápido, aquela paixão avassaladora, é um sentimento muito rápido e passageiro, é uma ambição rápida de ter o ser amado e viver aquilo e quando se avalia o sentimento foi embora, não é nada daquilo que pensou. Tem pessoas que ficam apaixonadas a ponto de acharem que morrerão se perder a pessoa amada, isto não é amor.

O amor verdadeiro é um sentimento completo de confiança, você acredita no ser amado, é feliz com a pessoa que está ao seu lado e não sente aquele vazio se estivesse faltando algo, amar alguém é ter afeto, é ter carinho, é querer bem, é sorrir junto, chorar junto e estarem sempre unidos em todas as situações. O diálogo e a confiança andam juntos quando amamos alguém de verdade. O amor é um sentimento que precisa ser cultivado diariamente e a melhor maneira de fazer isto, e plantar sentimentos bons na relação diariamente com atitudes positivas e que fortaleçam este vínculo eternamente. Dê valor a pessoa que está com você todos os dias demonstrando em pequenas atitudes este sentimento tão verdadeiro, ame verdadeiramente e seja muito feliz!

Virgindade, quando perde-la?

Quando o assunto é perder a virgindade, as duvidas, além da cobrança aparecem. Se isso está acontecendo com você, fique tranqüila! Preparamos algumas dicas para ajudar a voce superar essas dificuldades. Veja!

As amigas: muitas garotas se sentem pressionadas para transarem ao verem que todas as colegas da turma já fizeram sexo. E, nas conversas, começam a ter a sensação de ser um peixinho fora d´agua, pois não podem compartilhar dessa experiência. Tomar a decisão de transar pela primeira vez por causa disso é um grande erro! Tenha em sua mente essa escolha só pode ser tomada por você! Além disso, cada um tem o direito de se decidir sozinho e ninguém pode interferir em suas decisões. OK!
Ele vai me deixar? Se o seu namorado realmente gostar de você, não. Mas, se estiver pressionando muito, desconfie! É melhor perder um gato sem noção do que perder a virgindade sem estar preparada, pois depois não tem mais volta. Além disso, transar só porque ele vem insistindo pode deixar esse momento bem longe de ser especial. Se você quer a sua primeira vez seja prefeita, nada te impede de encontrar o cara certo, basta paciência.

Já passou da hora? É um grande erro pensar que existe uma idade certa para perder a virgindade. Não importa se você tem 15 ou 25 anos, ou se todas as garotas da sua idade já transaram! Tenha claro que cada uma é de um jeito e que sua hora também é diferente das demais meninas. Quando compreender melhores os meus sentimentos, sentir se mais segura com o gato, ter informações suficientes para encarar qualquer impasse na hora H e acreditar que o momento será inesquecível e você não irá se arrepender.

Fases na vida de uma mulher!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Vivendo a Adolescência.

Normalmente os adolescentes buscam grupos de amigos que tenham os mesmos interesses, os mesmos gostos e desejos, a fim de uma identificação menos conflitante e mais amigável.

Nessa etapa da vida é comum tentar se afastar da família, pois essa já não lhes satisfaz em relação aos interesses sociais.
Os pais, não aceitando a busca da liberdade, muitas vezes tomam atitudes autoritárias, que os afastam ainda mais do grupo familiar. Outra atitude errada, normalmente tomada pelas mães, é o fato de não aceitar o crescimento do filho, achando que ainda é criança e tratando-o como tal. Essa atitude também o leva a afastar-se, pois nessa idade já não quer mais ser considerado criança.

Numa fase de tantas transformações, é importante que haja amizade e muito diálogo no convívio familiar e que os pais tentem amenizar os conflitos vividos, sendo mais flexíveis e compreensivos.

Ai que estresse!

Hei gente, decidi postar essa matéria por que é um assunto que todos devem saber e até porque eu sofro com isso.
Então aí vai:
Estresse é o nome que se dá a uma reação absolutamente normal do corpo a mudanças repentinas na rotina, que exigem um organismo pronto para tomar atitudes.O problema começa a aparecer quando o corpo tem de se preparar o tempo todo para lidar com o inesperado ou com pressões constantes para que sejam tomadas atitudes e decisões. Nesses casos, o organismo não consegue dar conta de tantas exigências do ambiente e entra em exaustão.
É por isso que, durante algum tempo, pensou-se que estresse fosse uma doença de adultos super ocupados. Houve até quem o considerasse um mal de executivos… Hoje em dia, porém, sabe-se que ele atinge pessoas de qualquer idade e que cada fase de nossa vida traz consigo certas situações que podem ocasionar uma carga adicional de estresse.

Na adolescência não é diferente. Apesar de muita gente achar que nessa fase há poucas responsabilidades e que o adolescente não tem muito com que se preocupar, existem muitas situações que podem gerar alta carga de estresse. O exemplo mais clássico é o vestibular. A pressão sofrida pelo adolescente durante todo o ano para que ele escolha o curso certo, tenha sucesso nas provas e ingresse em uma boa universidade pode fazer com que ele se sinta em um estado constante de tensão, tanto pelas exigências vindas dos outros quanto pelas provenientes de si mesmo. Nesses casos, não é difícil identificar os sintomas no final do ano: dificuldade de concentração, problemas de memória, mau humor, problemas de sono, etc. Além desses, outros sinais de estresse podem aparecer, como se sentir preocupado e sob pressão o tempo todo, ter dificuldade para relaxar, aumento excessivo da irritabilidade, ter vontade de fugir e abandonar tudo, sentir muito medo do fracasso, perder o prazer de realizar atividades que antes eram muito agradáveis, entre outros.
Lutar contra o estresse negativo, aquele que pode levar à doença e ao mal-estar físico, é importante em qualquer idade. Uma alimentação saudável é um bom começo, mas igualmente importante é fazer exercícios físicos e tentar melhorar a qualidade de vida. Isso significa investir nas amizades, em uma vida social e afetiva prazerosa e, principalmente, em ter um tempo para você fazer aquilo de que gosta e que o deixa relaxado. Dessa forma, desde a adolescência, é possível se prevenir contra o “mal da vida moderna”, preservando a saúde e o bem-estar.

Etapas da vida do adolescente:

Cada pessoa se porta de uma forma diferente, ainda mais na adolescência. São várias etapas, isso porque a pessoa está se descobrindo, o que faz ela ser diferente a cada dia. Saber o que realmente fazer é muito difícil, a duvida é muito freqüente.

Crises são muito comuns, os adolescentes de portam de maneiras inconvenientes na maioria das vezes. Mas isso tudo vai depender muito da criação de que cada pessoa recebeu, pois é um fator que interfere muito.

As mudanças alteram todos os fatores, tanto fisicamente como psicologicamente. É quando a pessoa vai amadurecendo, passando por várias situações, então veja abaixo quais são elas.
Puberdade (11 á 14 anos):

- é quando a pessoa deixa de ser crianças, entendendo melhor as coisas. Quando a pessoa começa a cuidar mais de si. Começa a ter alterações fisicamente, ou seja, é quando ela vai se preparar para entrar na adolescência.

Adolescência: (14 aos 17 anos):

- é quando a pessoa começa a entender as coisas, quando descobre o amor, forma a timidez, quando a pessoa começa a ver claramente como as coisas são, quando ela começa a sair entre outras coisas.

Adolescência superior (16 á 20 anos):

- o adolescente dessa idade sabe melhor se cuidar, começa a ter responsabilidade, toma decisões, sabe o que fazer, tem consciência do mundo em que vive entre outras coisas.

Adolescência…


Fase em que você não se encaixa em lugar nenhum, que tudo é tanto faz, que seu coração ama sofre e apanha mas sempre volta atraz, que você só quer curtir com liberdade mas não pode.. Adolescentes: rebeldes, e nunca determinados!

Ei, você que está rolando a Dash nesse instante!

Você está sentido saudades não é?! Saudades do tempo em que os desenhos eram os mais bobos, e também os mais engraçados. Saudade do tempo em que as pessoas criavam os desenhos por prazer e amor ao cinema e televisão, e não por dinheiro como é hoje em dia. Hoje, os desenhos são violentos e totalmente sem nexo, mas que incrivelmente, hipnotizam as crianças do mundo inteiro. Hoje, a gente vê crianças de 10 anos fazendo atrocidades, coisa com que 10 anos você nem sabia o que era. Então é isso, o mundo a cada dia vai ficando pior, e a cada foto que passa na dash, é um pedacinho do meu coração, que vai ficar guardado pra sempre.

Dedico esse post totalmente as crianças de todo o mundo, sem exceções.

Ser criança, um humano completamente brincalhão e ‘inocente’ que sobrevive da Alegria e claro da Bagunça.Eu particularmente acho a infância o ‘período’ melhor de toda nossa vida, onde sem problemas ou planos, saímos de nossas casas para ir encontrar com nossos amigos, brincar o dia inteiro e ao anoitecer ir para casa recuperar nossas energias e/ou encher o saco da família.

Agora uma coisa muito séria a dizer, bater em crianças é crime! Não importa se é família, professores ou conhecidos.Uma criança não tem como se defender, quem seria covarde o bastante para agredir uma inocente criança? Diga não violência infantil.

"Por que você é tão infantil?"

- Eu sou infantil porque ser adulto não é bom, ser responsável e chato, ter responsabilidades é triste, eu não vou deixar de ser FELIZ pra ser “maturo”, porque em meu interior eu sei que sou muito mais maturo que muita gente que paga de “adultinho”.

E o que você chama de infantilidade, eu chamo FELICIDADE!

Depressão na adolescência.

Durante muitos anos acreditou-se que os adolescentes, assim como as crianças, não eram afetadas pela Depressão, já que, supostamente, esse grupo etário não tinha problemas vivenciais. Como se acreditava que a Depressão era exclusivamente uma resposta emocional à problemática existencial, então quem não tinha problemas não deveria ter Depressão.

Atualmente sabemos que os adolescentes são tão suscetíveis à Depressão quanto os adultos e ela é um distúrbio que deve ser encarado seriamente em todas as faixas etárias. A Depressão pode interferir de maneira significativa na vida diária, nas relações sociais e no bem-estar geral do adolescente, podendo até levar ao suicídio. Quase todas as pessoas, sejam jovens ou idosas, experimentam sentimentos temporários de tristeza em algum momento de suas vidas.

Estes sentimentos fazem parte da vida e tendem a desaparecer sem tratamento. Isso não é Depressão.Quando falamos de "Depressão", estamos falando de uma doença com sintomas específicos, com duração e gravidade suficiente para comprometer seriamente a capacidade de uma pessoa levar uma vida normal.

Não devemos, nem por brincadeira, julgar as pessoas deprimidas como se elas estivessem ficando loucas, nem tampouco devemos achar que há motivos para o deprimido se envergonhar.
A Depressão é uma doença como tantas outras da medicina, sem motivos para vergonha e com real necessidade de tratamento, assim como a medicina faz com a asma, gastrite, hipertensão, etc.
A Depressão afeta pessoas de todas as idades, de todas as nacionalidades, em todas as fases da vida. Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofra de Depressão (incidência) e que cerca de 10% a 25% das pessoas possam apresentar um episódio depressivo em algum momento de sua vida (prevalência).
Entre aqueles que já sofreram um Episódio Depressivo, há maior probabilidade de terem mais outros episódios depressivos ao longo de suas vidas, embora esta probabilidade varie muito de pessoa para pessoa.

Preconceito.

O preconceito é a prova de que as pessoas são seres extremamente ignorantes e orgulhosos que não conseguem enxergar que por dentro somos todos iguais.

No final, somos todos crianças tentando viver em um mundo de adultos.

Em pensar que sempre queremos crescer, nos tornar adultos. Nada melhor que brincar, ver o mundo com olhos de criança, inocentes, sem medos do futuro. Simplesmente amando a companhia dos irmãos, pais e mais nada. Ahh a infância colorida…

Você tem certeza de quer se tornar adulta?


Pense bem antes de decidir se tornar adulta. Uma vez tomada esta decisão, não tem volta.
É divertido brincar de ser mulher quando se é apenas uma menina: você tem permissão para sair à noite, usa salto alto e se maquia, desperta desejo em homens mais velhos… e é só isso. Ao chegar em casa (às 5h, embora você jure por tudo que eram apenas 2h), você lava o rosto, retira a maquiagem e volta a ser criança, dormindo abraçada com um ursinho. Ah, como é gostoso experimentar as sensações de adulta sem arcar com os ônus disto!
Porém, é só uma questão de tempo até a brincadeira se tornar realidade. Quando menos se espera, você tem que tomar decisões e assumir responsabilidades que mal tem certeza se já é madura o suficiente para assumir. Mas quem disse que a vida espera? Uma vez que você ingressa no mundo adulto, ninguém quer saber se você já pensa e age como um, pois supõe-se que sim.
Pense bem antes de pular tantas etapas e querer adiantar aquilo que tanta gente prefere adiar, após atestar que é tão mais complicado do que parecia quando apenas se sonhava com isto.
Ter um carro não parece tão incrível quando você se dá conta de que o mau uso dele pode tirar a vida de uma pessoa… Pagar as próprias contas não se parece tanto com um símbolo de poder e independência, quando você se dá conta de quanto mês ainda resta quando acaba o dinheiro… Poder fazer escolhas sem dar satisfações a ninguém, também não é tão legal quando você se dá conta de que está sozinho e só pode contar consigo mesmo para resolver tantas coisas que você não se julga capaz de resolver!
Quando eu escrevi este texto para você, tinha pouco mais de 20 anos; já tinha um emprego, estava quase me formando na faculdade, pagava o combustível do meu próprio carro, lidava com adultos, tinha tarefas e deveres. Ainda morava com meus pais, mas já era uma adulta; entretanto, não me sentia como uma adulta. A impressão que eu tinha era que o futuro tinha chegado cedo demais. O mundo exigia que eu me comportasse com maturidade e experiência, quando eu ainda havia acabado de sair da adolescência! Exigiam de mim conhecimentos que a minha infância não forneceu. Supunham que eu conhecia todas as regras do mundo adulto, quando na verdade, eu ainda tinha frescas em minha mente as lembranças das bolachas e brincadeiras com Barbies.
Você passa tanto tempo sonhando com o que virá, que acaba desperdiçando o que tem ao seu alcance neste exato momento. Parece tão glamuroso ter tantas responsabilidades, mas elas geram uma estresse do qual você não faz ideia.
Emociono-me ao pensar na sua inocência, e ao me lembrar de como é gostoso ser assim. Você também tem seus problemas, e eu não ouso debochar deles, porque embora não sejam nada para mim, eu consigo me lembrar de passar por coisas parecidas e achar que eram o fim do mundo. Ah, se eu soubesse por quantas coisas bem mais complexas teria que passar dentro de alguns anos! Eu não fazia ideia. Você não faz ideia. Mas eu nunca vou jogar isso na sua cara. Você é uma criança e o seu mundo é este. Eu respeito a sua inocência e os seus problemas, e quero fazer o possível para te ajudar a resolvê-los.
Mas, ainda assim, peço a você… Curta mais suas bonecas. Brinque. Assista seus desenhos animados favoritos. Mas também seja uma boa aluna e aproveite bem o período escolar. Valorize o que eu e seu pai nos esforçamos tanto para te dar. Prepare o seu futuro aos poucos… Mas não deixe de ser criança enquanto você é criança.
A idade adulta vai vir, quando tiver de vir, e é bem provável que você sinta uma certa saudade do que passou, ou até mesmo sinta vontade de voltar atrás… E não vai ser possível regredir no tempo ou recorrer a mim e ao seu pai.
Não se assuste. Ser adulta também é legal. Foi a fase em que mais cresci, amadureci e aprendi na vida. Talvez, também, seja a fase em que eu mais tenho sido feliz. Ser adulta me proporcionou muitas coisas, entre elas, a melhor de todas: você. Não lamento que a infância não seja eterna. Mas, enquanto ela dura, deve ser vivida sem pressa, com amor, e saboreada aos poucos, porque ter uma infância feliz e saudável já é meio caminho andado para tornar-se um adulto equilibrado.

Defeito dos adultos:

.. Achar que os adolescentes não tem problema nenhum, que estudar para um vestibular é simples, que escolher o que você quer pra sua vida toda é a coisa mais fácil do mundo, que a gente não precisa de diversão nenhuma , que obrigações são suficientes , apesar de "a única ser estudar" , pensam que nunca fazemos nada, não sentimos amor, ódio, não sofremos, não precisamos conversar , querem que sejamos espécies de marionetes ou algo do tipo. E no fim das contas até parece que eles nunca passaram por tudo isso.

Lembranças da minha infância.

As fases do homem e da mulher ao final de um relacionamento…


1ª fase dela: Ela quase não dormiu a noite inteira, se revirou na cama diversas vezes e andou de um lado para o outro do quarto tentando achar uma solução. Com um aperto no peito sem tamanho. Chora e não sabe como será daqui pra frente. Ela quer ele. Sente saudade dele. Ela só deseja que tudo volte ao normal.

1ª fase dele: Ele sente raiva a principio, mas ele se toca e começa rir como um bobo. Liga para os amigos contando a novidade, e os convida pra se jogar na balada, dizendo que precisa conhecer algumas mulheres. O sentimento que bate é de libertação e alegria, e que a ex que se exploda.

2ª fase dela: Algumas semanas depois, a garota resolve desligar os sentimentos. “Nunca mais amar” é o lema. Não sente nada, nem dor, nem alegria. É um vazio sem tamanho por dentro. Sem qualquer tipo de perspectiva daqui pra frente. Tudo muito neutro. Evitando qualquer coisa que envolva o amor: músicas, filmes ou livros de romance. Ela só quer descansar.

2º fase dele: Passa algumas semanas, e o celular do cara não para de tocar e chegar sms, varias garotas em sua cola, saindo todo dia pra beber com os amigos. Ele anda com a autoestima elevada, e tentando entender porque ficou tanto tempo dentro de um relacionamento serio.

3ª fase dela: Um mês depois, ela começa a ver as coisas de um ângulo melhor. Depois da fase do vazio, vem melhor fase: a do amor próprio. Ela entende que não precisa de outros para ser feliz, ela se descobre mais. Faz o que gosta, o que quer, o que a deixa feliz. Ainda não quer saber de amar, mas quer saber de viver. Quer aproveitar a vida. Ela está bem consigo mesma. Ergue a cabeça e estufa o peito, ela é melhor que tudo isso. Mais confiante e triunfante que nunca, ela segue.

3º fase dele: Um mês depois, a rotina de beber sempre com os amigos começa a ficar chata e cotidiana. O pique de ir pra balada pegar todas as garotas não faz mais sentido, ele prefere ficar em um canto bebendo e conversando com algum amigo,onde o principal assunto é a ex.

4ª fase dela: Então chega aquele momento que ela esquece o quanto não queria amar. O quanto o amor a fez sofrer e como era difícil e desgastante gostar de alguém. Sem querer, sem nem ao menos perceber, alguém aparece na sua vida. Os olhos da garota começam a brilhar e o coração bate acelerado. Ela está amando novamente. Correndo o risco de sofrer outra vez. Mas ela não está nem ai. E o outro? Apenas uma lembrança.

4º fase dele: Então chega aquele momento que os frios na barriga, respiração forte ao pensar nela já são frequentes. Ele começa a perceber que tudo sem ela foi sem graça, toda musica e lugar a lembra, todo beijo em outra não chegou nem perto do gosto do beijo dela. E tudo por dentro dói, de como ele foi orgulhoso, de como ele deixou tudo acabar do nada. Ele quer ela. Sente saudade dela. Ele só deseja que tudo volte ao normal.

Quando existe amor entre duas pessoas, não importa o tempo, sempre vai doer em ambas as partes. Só que uma delas percebeu tarde demais o quanto a outra significava.

Sonhos da adolescência.

Quem nunca, ficou fazendo planos deitado na cama antes de dormir? Quem nunca quis voltar no tempo pra corrigir o que ficou como medo de fazer ? Quem nunca precisou ouvir um elogio pra se sentir bem ? Quem nunca falou alguma coisa e se arrependeu depois? Quem nunca ouviu uma música e lembrou de alguém? Quem nunca se iludiu ? Quem nunca teve vontade de sumir e só voltar quando tudo tivesse bem ? Quem nunca viu um filme de romance e quis ser feliz para sempre?

O primeiro amor.

Quem não se lembra do primeiro amor? Coração batendo mais forte, mãos suadas... a paixão não tem hora nem idade e tem seu começo arrebatador na infância. Das bonecas e carrinhos para os recados apaixonados. Esta mudança de comportamento resultante do primeiro amor acontece, geralmente, entre 9 e 12 anos, justamente quando a cabeça e os hormônios dos pré-adolescentes estão "fervilhando".
A paixão adolescente, muitas vezes, deixa os pais aflitos, mais é importante que os pais aprendam a lidar com o crescimento do filho, já que esta mudança é o primeiro anúncio de que a criança está se abrindo para o mundo. Para alguns pais desperta um enorme desejo de trocas e confidências, porém é preciso verificar se o filho está disposto a compartilhar ou se prefere o silêncio, já que muitos deixam em segredo sua paixão. Os pais devem ficar atentos, também, às alterações bruscas na rotina, já que os sentimentos podem ser correspondidos ou não, o que pode gerar algum conflito na cabeça do filho.

Quando o pré-adolescente começa a alterar sua rotina de estudo e de atividades, se isola, ou mesmo quando começa a ter choros compulsivos, é importante que os pais fiquem atentos para uma aproximação, onde se abra um canal de comunicação, mesmo preservando o silêncio da paixão. Conversar sobre as mudanças de comportamentos pode abrir um caminho para o acolhimento, além de reforçar laços de confiança.

O primeiro amor pode trazer vários benefícios aos pré-adolescentes e também aos pais, basta aproveitar esta fase da melhor forma possível, aprendendo a conviver com as conquistas, frustrações e desilusões. As perdas e o sofrimento são sentimentos pelos quais todos passam, assim como as alegrias, as emoções e o amor. O sofrimento faz parte da desilusão, principalmente na adolescência, que é a fase onde tudo é vivido com intensidade. Se mesmo com a abertura e conversa dos pais a desilusão tomar uma dimensão maior, um profissional pode ajudar no entendimento e compreensão dos sentimentos por ele vivido.

Adolescência.

Adolescência. Talvez a melhor, ou a pior fase da nossa vida. Fase em que conhecemos novas pessoas, saímos, nos divertimos, nos apaixonamos! Fase onde não queremos saber de nada, queremos curtir o momento e deixar o futuro pra depois. Fase onde descobrimos quem somos, onde definimos nosso estilo, nossa personalidade, nosso caráter. Fase onde nos rebelamos, onde não aceitamos a vida, as injustiças. Fase onde sofremos, por causa de pessoas que não respeitam nossos sentimentos e quem somos. Fase onde o amor, não existe. Fase onde a solidão e a depressão, apesar de tanta gente ao nosso redor, nos dominam. Mas mesmo assim, ser adolescente, é a melhor coisa que existe! Curtir, sair, dançar, fazer loucuras .. Isso você não vai poder fazer quando for um adulto, portanto aproveite cada minuto da sua adolescência , pois a vida passa rápido demais e com ela se vão todos os momentos bons e felizes.

Por que é tão dificil falar sobre sexo com os filhos adolescentes? Afinal, trata-se de um assunto amplamente discutido pela mídia e, se voce pensar bem, o papai e a mamãe tiveram que fazer sexo para seus filhos nascerem, certo?

Perda do controle.

Conforme a criança se desenvolve, os pais sentem que seu poder sobre ela diminui, quando o assunto é sexo, então, a preocupação é ainda maior: Será que meus filhos saberão escolher os parceiros certos? Será que a minha filha está preparada para transar com o seu namorado?  
Como ajuda-lo então? A conversa sincera e verdadeira é o melhor meio de orienta-lo. Dessa forma você garantirá que, pelo menos, seu filho saiba como se proteger de doenças sexualmente transmissíveis e de uma gravidez indesejada. 

Como conversar?

Existem vários ganchos para iniciar uma conversa sobre sexo. Antes de tudo, devem está sintonizados com os filhos: assistir a um filme juntos, ou ler os livros que eles estão lendo são formas de se aproximar e de abrir o caminho..
Não adianta procurar por modelos, a conversa tem que ser adequar ao tipo de relacionamento daquela família. Os pais devem respeitar seus próprios limites, e os dos filhos..
Você mesmo saberá até onde ir, Será que vale apena contar as suas experiencias? Talvez seu filho não queira saber e sinta-se até envergonhado de falar sobre isso. Da mesma forma, ele tem o direito de não querer contar sobre a vida sexual dele, como foi a sua primeira vez.
Não se preocupe em buscar a perfeição, Não é preciso saber de tudo para discutir a sexualidade e as formas de prevenção. Se os pais conversarem de um jeito natural, assumindo inclusive suas dúvidas, o diálogo será mais espontâneo  e verdadeiro!

Tapar o sol com a peneira!

Muitos pais preferem ignorar que seus filhos são sexualmente ativos, acreditando que eles ainda são crianças ou não estão preparados.
Dentro dos seus limites, oriente seu filho desde cedo para que ele tome atitudes responsáveis. Acredite que ele será competente para fazer escolhas e, quando não, esteja por perto para ajuda-lo antes que uma encrenca se transforme em catástrofe.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Melhor fase da vida!

Adolescência, espinhas, cabelo ruim, celulite, unhas quebradas, regras, corações partidos, amadurecimento, formatura, pais, falsas amizades, peso acima do desejado, vestibular, professores, fugir de casa, sociedade, novas opiniões, tpm, notas ruins, bebidas, broncas, roupas, pouco dinheiro, muita responsabilidades, brigas, namoro, gírias, barriga, viajar, amor, provas, futuro, computador, risadas, sofrimento, estrias, preguiça, livros, choro, conseqüências, hipocrisia, rebeldia, se dar mal, loucuras, primeiro amor, quebrar barreiras, crescer, mudar. E mesmo assim é a melhor época da vida.♥

Adolescentes.

Você tem 15 anos e acha que curtir a vida é fumar cigarro, usar drogas e fazer sexo com um(a) estranho(a) da rua? Taxa todos os seres humanos de falsos, diz que seus pais são insuportáveis, acha que o fora que levou do(a) coleguinha da escola é uma decepção amorosa, pensa que só porque leu o livro Pequeno Príncipe e saga Crepúsculo é uma pessoa intelectual, chama seus colegas de sala de feios ou bregas, vai pra escola de ônibus e finge para seus “amigos” que você tem grana, tem todas as musicas da Lady Gaga e se diz amante do rock, faz de tudo pra ser popular e finge que sofreu bullying só pra sentirem pena de você.

Que adolescentes são esses? Vivem de aparência só pra se destacarem no seu ciclo de amigos; Não é merda nenhuma na escola e acha que só porque ninguém fala com você, está sofrendo bullying; É o primeiro a seguir as modinhas e depois as xinga só pra parecer diferente; Até mês passado nem chegava perto do nerd da sua sala e hoje quer ser um.

Espero que vocês saibam as pessoas que estão se tornando, porque se com 15 anos são capazes de tudo para aparecer, imagina quando forem adultos o que não farão para serem alguém.
Acho que vou virar uma daquelas velhas com 1 cachorro, 1 papagaio, 2 peixinhos, 3 tartarugas e 10 gatos pela casa. Vou aprender a fazer crochê, e pintar quadros de paisagens naturais e vou participar daquele "Talentos da Maturidade". Pronto taí minha velhice e minha pespectiva de vida.


Fases da Vida!

Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida.

- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis.


- Adolescência: costuma ir dos doze aos vinte anos de idade. Nessa fase, ocorrem muitas transformações no corpo e na nossa mente. Nas meninas, os seios se desenvolvem, o corpo se apresenta mais arredondado, o quadril tende a se apresentar mais largo, e surge a menstruação. Nos meninos, a voz começa a engrossar – e algumas vezes, no início dessa mudança, ela pode se apresentar desafinada. Além disso, o pênis e os testículos aumentam de tamanho. Em ambos há o crescimento do corpo, de forma geral, e de pelos na região genital e axilas. Nos garotos, também, podem surgir pelos no rosto, formando a barba e o bigode. É geralmente nessa fase que as pessoas entram na faculdade, e também começam a namorar.

- Fase adulta: consideramos que a fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho. É geralmente nessa fase que as pessoas costumam ter filhos.

- Velhice: também chamada de terceira, ou melhor idade. É aqui, ou um pouco antes, que os cabelos começam a embranquecer, a pele se apresenta mais enrugada e, em muitos casos, principalmente em idade mais avançada, alguns problemas de saúde surgem. Essa é fase em que a pessoa apresenta mais experiência de vida, podendo nos ensinar muitas coisas interessantes.

Terceira idade é tão boa quanto outras fases da vida.

O Brasil está ficando mais velho. Dados parciais do Censo 2010 indicam que há aproximadamente 24,5 mil pessoas acima de 100 anos no país. Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O geriatra Renato Maia, o primeiro passo para se manter uma boa qualidade de vida na velhice é mudar o conceito de que envelhecer é ruim. Para o especialista em saúde do idoso, a terceira idade é tão boa quanto as outras fases da vida. “A velhice é cheia de oportunidades, o papel da sociedade é muito importante. Igualdade e oportunidade são para todos”
a sexualidade também pode ser explorada. “O idoso precisa reconhecer que a sexualidade vai muito além do contato sexual. A idade não deve ser colocada como limitação para nada, não há nenhum impedimento para que os idosos demonstrem carinho. A intimidade entre um casal de idosos significa um gesto de amor e é gratificante”. Lembrando é claro que acima de tudo deve-se tomar alguns cuidados com a saúde tem um bom convênio médico é essencial, principalmente para terceira idade que costuma ter problemas sérios hoje a terceira idade.

Drogas na Adolescência.

Os adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao contacto com as drogas devido ao ambiente em que estão inseridos, companhias erradas. A isso, acrescente-se a frequente ausência dos pais queassim criam condições favoráveis para que os filhos adolescentes se sintam livres para aventuras deste tipo, sem pensar muito nas consequências que isso lhes trará para a vida. Nesta fase da vida, eles afirmam a sua personalidade: novas descobertas, novo corpo, explosões de emoção e temperamento contribuem para o surgimento de novos e difíceis problemas e procuram nas drogas uma saída para estes problemas.

Os problemas para a saúde dos adolescentes decorrentes do uso/abuso de álcool e outras drogas (ilícitas) são inúmeros e de várias ordens. Podem-se listar desde os de ordem orgânica e funcional de sistemas do corpo até os de ajustamento social, provocados por modificações neuroquímicas que causam prejuízos no controle dos impulsos.
Os principais problemas do universo dos adolescentes estão associados à queda do desempenho escolar, dificuldades em aprender, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem em questão. Estes vícios podem levar a problemas ainda mais graves que provocam a morte do consumidor seja através de acidentes rodoviários, overdose, etc.

Por isso, segue o lema “Resistir é Vencer” e não cedas às influências pois só assim podes fugir a estes problemas e às consequências que isto traz. Assim resiste, e tens uma vida saudável.

De degrau em degrau, uma etapa da vida concluída.

Amar, sofrer, lutar , vencer. São apenas etapas de nossa vida, você nunca vai amar se não sofrer, nunca vai vencer se não lutar.


Gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o rebento após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.

Eu agora tenho vontade de falar para o mundo inteiro. Em uma fase da minha vida eu fui criançinha e brinquei de boneca, aproveitei o máximo que pude, enquanto outras criançinhas sofriam por falta de comida, doença, ou qualquer outra coisa. Em outra faze da minha vida, eu fui jovem, estive em busca de amores perfeitos, príncipes encantados, enquanto outros jovens trabalhavam para ganhar o sustento de suas famílias, enquanto outros jovens estavam em busca da saída, em busca de uma luz no fim do túnel. Nesta fase da minha vida, eu sou jovem, prestes a embarcar, mas eu sou uma jovem confusa, uma jovem que precisa de auxílio, apoio, uma jovem cheia de problemas, que só quer um dia para deitar a cabeça no travesseiro e pensar em que rumo tomar, enquanto muitos jovens já escolheram o que queriam, uns escolheram um rumo de escuridão, um rumo sem volta, outros, estão trilhando a estrada em busca de seus objetivos. E quer saber? É esse mesmo o caminho que eu quero percorrer, um caminho encantado, em busca de meus objetivos.

Há momentos em que desejo fazer o tempo voltarna fase da minha vida em que as coisas eram mais fáceis em que eu era apenas uma garotinha que brincava e sorria facilmente, na parte em que ainda não existiam ilusões ou dor! Mais quando paro para pensar vejo que aquela garotinha ainda existe só que agora cresceu, amadureceu e aprendeu a ser forte, mais mesmo com o tempo não deixou de ser aquela menina meiga e doce.