quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ai que estresse!

Hei gente, decidi postar essa matéria por que é um assunto que todos devem saber e até porque eu sofro com isso.
Então aí vai:
Estresse é o nome que se dá a uma reação absolutamente normal do corpo a mudanças repentinas na rotina, que exigem um organismo pronto para tomar atitudes.O problema começa a aparecer quando o corpo tem de se preparar o tempo todo para lidar com o inesperado ou com pressões constantes para que sejam tomadas atitudes e decisões. Nesses casos, o organismo não consegue dar conta de tantas exigências do ambiente e entra em exaustão.
É por isso que, durante algum tempo, pensou-se que estresse fosse uma doença de adultos super ocupados. Houve até quem o considerasse um mal de executivos… Hoje em dia, porém, sabe-se que ele atinge pessoas de qualquer idade e que cada fase de nossa vida traz consigo certas situações que podem ocasionar uma carga adicional de estresse.

Na adolescência não é diferente. Apesar de muita gente achar que nessa fase há poucas responsabilidades e que o adolescente não tem muito com que se preocupar, existem muitas situações que podem gerar alta carga de estresse. O exemplo mais clássico é o vestibular. A pressão sofrida pelo adolescente durante todo o ano para que ele escolha o curso certo, tenha sucesso nas provas e ingresse em uma boa universidade pode fazer com que ele se sinta em um estado constante de tensão, tanto pelas exigências vindas dos outros quanto pelas provenientes de si mesmo. Nesses casos, não é difícil identificar os sintomas no final do ano: dificuldade de concentração, problemas de memória, mau humor, problemas de sono, etc. Além desses, outros sinais de estresse podem aparecer, como se sentir preocupado e sob pressão o tempo todo, ter dificuldade para relaxar, aumento excessivo da irritabilidade, ter vontade de fugir e abandonar tudo, sentir muito medo do fracasso, perder o prazer de realizar atividades que antes eram muito agradáveis, entre outros.
Lutar contra o estresse negativo, aquele que pode levar à doença e ao mal-estar físico, é importante em qualquer idade. Uma alimentação saudável é um bom começo, mas igualmente importante é fazer exercícios físicos e tentar melhorar a qualidade de vida. Isso significa investir nas amizades, em uma vida social e afetiva prazerosa e, principalmente, em ter um tempo para você fazer aquilo de que gosta e que o deixa relaxado. Dessa forma, desde a adolescência, é possível se prevenir contra o “mal da vida moderna”, preservando a saúde e o bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário